quarta-feira, 1 de maio de 2013

Reciclagem Agrícola e Logística Reversa é tema da RECICLAÇÃO 2013


Nos dias 27 e 28 de junho de 2013 será realizado em Curitiba a III edição do Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola:  Resíduos de Origem Urbana, Rural, Industrial e grandes geradores comerciais evento integrado com a 8ª. Edição da Feira ReciclAção que visa tratar da logística Reversa e da Reciclagem Agrícola como alternativa sustentável para destinação de resíduos observando os aspectos legais a serem considerados em Projetos e Políticas Públicas.
O evento é uma promoção da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – AEAPR-Curitiba com  o apoio Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – FEAP a realização é da Monte Bello Eventos.

Matéria orgânica que se transforma em nutriente
Uma grande parcela dos resíduos gerados pelas atividades humanas (lixo urbano domiciliar, lodos de esgotos, estações de tratamento de efluentes, dejetos animais, cinzas, gesso e outros) é constituída por matéria orgânica de origem vegetal, animal e microbiana, bem como por substâncias minerais.
Na obrigatoriedade da lei
A logística reversa dos resíduos é exigida por lei federal. Para se atender a tais preocupações, o estado Brasileiro aprovou alguns programas e legislação específica. Destas destacam-se a (Lei 12.305/2010) que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos a Lei  do Saneamento (Lei 11.445/2007) e o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Ou seja, têm-se de um lado, instrumentos para se tratar a matéria orgânica presente em resíduos de origem diversa, transformá-la e a seus nutrientes em produtos, promovendo a logística reversa, e de outro, a de se aplicá-la como adubo nos milhões de hectares de áreas degradadas no Território Nacional.

O presidente da AEAPR – Curitiba Engenheiro Agrônomo Hugo Reis Vidal  explica que esses  nutrientes originalmente foram retirados da natureza. Devido à sua disposição inadequada, muitos destes resíduos têm poluído corpos d´água, o solo e o ar. Muitos resíduos de origem urbana, industrial e rural tem potencial para serem reciclados e podem ser fontes de nutrientes em solos cultivados em diversos sistemas de produção.

Quem participa

O  presidente da FEAP  Engenheiro Agrônomo Luiz A. C. Lucchesi diz que a proposta do evento é abordar o papel dos diferentes atores neste processo, como os governo federal, estaduais e municipais, a iniciativa privada, organizações associativas, cooperativistas e terceiro setor “E ainda identificar as oportunidades que profissionais, empresários e agentes públicos têm para dar solução sustentável aos resíduos sólidos, em particular dos orgânicos”, afirma.
Existem  questões conceituais, técnicas, legais, tributárias, operacionais e comportamentais a serem vencidas para permitir o aproveitamento racional dos resíduos como fertilizantes, condicionadores e corretivos de solo, e assim de fato tornar realidade esta desejável prática que é a logística reversa.
Todo este processo não é tão simples e requer muitos detalhes que o III S N R A tem como proposta trabalhar.
Para que este objetivo seja atingido foi desenvolvida uma programação técnico cientifica com os mais renomados profissionais, estudiosos e pesquisadores de todos os setores da sociedade; poder público, academia e iniciativa privada, foram convidados profissionais de todos as regiões do Brasil, para ministrar as palestras e apresentar seus estudos, sugestões e soluções para a logística reversa com ênfase na reciclagem agrícola.

O coordenador da Monte Bello Valdir Bello, destaca que este tema vai de encontro com os objetivos da ReciclAção 2013 a inclusão deste assunto é muito importante para a sociedade e a ReciclAção mais uma vez mostra que além da geração e realização de negócios entre fornecedores e consumidores do setor, também é o principal fórum para debates, discusões e busca de soluções ambientais e alternativas cientificas e mercadológicas para a correta gestão e destinação dos resíduos gerados pelas atividades humanas.  A feira tem um público bastante diversificado atuante em todos os níveis e setores das atividades econômicas nacionais, composto por profissionais especializados em diversos seguimentos, técnicos, empresários, estudantes, pesquisadores, administradores, servidores e gestores públicos,  que buscam no evento soluções e propostas para seus resíduos gerados em unidades fabris, comerciais e industriais no ambiente urbano e rural.

Ele complementa informando que as  percepções do público em geral, das autoridades e dos formadores de opinião necessitam ser alteradas. Para tanto, questões conceituais, técnicas, legais, econômicas, operacionais e comportamentais devem ser melhor compreendidas para permitir o aproveitamento racional dos resíduos e assim de fato tornar o desejo da logística reversa uma realidade sustentável na prática. “Do envolvimento de profissionais com formação técnico-científica e consciência cidadã, dependerá a viabilidade e a sustentabilidade de casos como estes que serão apresentados no III S N R A e ReciclAção 2013”, conclui.

Público Alvo
O público alvo será constituído por formadores de opinião e por profissionais que atuam em diversas áreas da engenharia, agronomia, biologia, administração e do direito público e privado, técnicos de nível superior e médio, empresários da área do saneamento, da gestão de resíduos sólidos, grandes geradores, gestores de condomínios, empresários do agronegócio, autoridades, professores, estudantes e todos aqueles que atuam na gestão de resíduos. Servidores públicos municipais, estaduais e federais. Organizações industriais, comerciais, cooperativistas e associativas.


Feira de Negócios:
Expositores: São disponibilizados stands para apresentação de empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos produtos, tecnologias e projetos para o meio ambiente industrial, reciclagem, saneamento ambiental e indústria do material plástico e sustentabilidade ambiental.

Fonte / Serviço:
Feira ReciclAção EXPOMAI 2013
Data: 26 a 29 de junho de 2013
Evento Associado: III Simpósio de Reciclagem Agrícola
Data: 27 e 28 de junho

Informações - Inscrições - solicitação da programação e Reserva de stands
E-maIl: montebello@montebelloeventos.com.br  - Fone: (41)3203-1189
Site: www.montebelloeventos.com.br

“Recicle seus conceitos, participe e associe a marca de sua empresa a um evento que gera negócios, sustentabilidade e multiplicação da consciência sócio ambiental.”

APRESENTE AQUI SUA EMPRESA!

Um comentário:


  1. Amazing! Its actually awesome piece of writing, I have got much clear idea regarding from this piece of writing. craigslist springfield mo

    ResponderExcluir